01.01.2014 - Empadão de carne


Empadão de carne

Ingredientes:

http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif
1 kg de carne picada, de preferência de vaca
1 kg de batatas
1 dl de vinho branco misturado com 2 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 malagueta grande
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite
1 ovo para pincelar
Chouriço cortado às rodelas

http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gif

Preparação:

http://kitchenet.aeiou.pt/i/p.gifLeve ao lume um tacho largo com a cebola, os dentes de alho picados e a folha de louro. Deixe alourar. Junte a malagueta e a carne picada. Deixe ganhar cor, mexendo de vez em quando.
Tempere com sal, adicione o preparado do vinho branco, deixe cozinhar até o vinho evaporar e junte depois água. Tape o tacho e deixe cozinhar entre 20 a 25 minutos.
Prepare o puré com as batatas e reserve.
Bata o ovo e reserve.
Pincele um pirex com margarina líquida e ponha por cima uma boa camada de puré. Por cima espalhe a carne com o molho. Acrescente o restante puré, alise e pincele, com o ovo, toda a superfície.
Finalize com as rodelas do chouriço para enfeitar.
Leve ao forno a 180ºC até o chouriço e ovo estar dourado

Observação: BATATA é um alimento versátil, rico em carboidratos e altamente popular em todo o mundo e é preparado e servido das mais diversas formas. Quando fresco, o tubérculo possui cerca de oitenta por cento de água e vinte por cento de matéria seca, da qual a maior parte é amido. A quantidade de proteínas da batata, quando desidratada, é comparável à dos cereais e é bem alta em relação a outros tubérculos e raízes. Além disso, a batata possui pouca gordura e é rica em vários micronutrientes, especialmente vitamina C (quando consumida com a pele, uma batata de cerca de 150 gramas fornece quase a metade da dose diária recomendada.). A batata é também uma fonte moderada de ferro, e a vitamina C promove a absorção do mineral. O tubérculo é, ainda, uma fonte básica das vitaminas B1, B3 e B6 e minerais como potássio, fósforo e magnésio, além de conter fibras dietéticas e antioxidantes, que previne as doenças relacionadas ao envelhecimento. O valor nutritivo de uma refeição contendo batata depende dos outros componentes e do método de preparação. Por si só, a batata não engorda (e a sensação de saciedade que vem do consumo da batata pode ajudar a controlar o peso.). Uma vez que o amido no tubérculo cru não pode ser digerido pelos humanos, eles são preparados para o consumo através do cozimento (com ou sem pele), fervendo ou fritando. Cada método de preparação altera a composição de uma forma diferente, mas todas reduzem a quantidade de fibras e proteínas, devido à lixiviação durante o preparo da batata na água ou óleo, destruição pelo calor ou mudanças químicas como a oxidação. A fervura, que é o método mais comum de preparação por todo o mundo, causa uma perda significativa perda de vitamina C, principalmente se estiver descascada. Para a batata frita, fritar por um curto período de tempo em óleo quente resulta na alta absorção e reduz drasticamente a quantidade de minerais e de ácido ascórbico. Em geral a perda de vitaminas durante o cozimento é menor, a única exceção é a vitamina C, por causa das temperaturas mais altas.
Nota: Conteúdo retirado da WIKIPÉDIA

Comentários

Mensagens populares