06.01.2014 - Lombo de porco em massa folhada


Ingredientes:
 
4 lombinhos de porco (cerca de 200 g cada)
4 dentes de
alho
4 folhas de louro
sal
pimenta
70 g de manteiga
4
cebolas
1 kg de
cogumelos
800 g de
massa folhada de compra
1
ovo
1 kg de
couves-de-bruxelas
0,3 dl de
azeite
3 dentes de
alho

Para o molho:
2 colheres de sopa de
azeite
1 colher de sopa de
vinagre balsâmico
1 colher de sopa de
mostarda de ervas
 

Preparação

Tempere os lombinhos com os dentes de alho, descascados e esmagados, as folhas de louro, sal e pimenta. Deixe assim de um dia para o outro.
Derreta a manteiga numa frigideira e aloure aí os lombinhos, de todos os lados. Retire da frigideira e deixe arrefecer.
Na mesma gordura, leve a refogar as cebolas, previamente descascadas e picadas e quando estas estiverem moles introduza os cogumelos, lavados e bem picados. Deixe saltear até a água que libertam se evaporar completamente. Tempere com sal e pimenta, retire do lume e deixe arrefecer.
Divida a massa folhada em 4 porções e estenda cada uma num retângulo do tamanho suficiente para envolver completamente os lombinhos.
Espalhe o preparado de cogumelos por toda a superfície da massa deixando uma orla com cerca de 1,5 cm a toda a volta. Por cima coloque os lombos.
Envolva a carne completamente na massa de modo a obter uns embrulhinhos e pincele com o ovo levemente batido. Reserve no frigorífico até á altura de os cozinhar.
Retire os pezinhos às couves-de-bruxelas e lave-as muito bem. Coza-as em água temperada com sal. Escorra e salteie numa frigideira com o azeite e o alho picado.
Coza os folhados em forno já quente (225°C) durante cerca de 20 minutos e entretanto prepare o molho, batendo todos os ingredientes com a varinha mágica.

Sirva os folhados com as couves-de-bruxelas e o molho.
 

Sugestão

A pasta de cogumelos e cebola deverá ficar bem enxuta para absorver os sucos que a carne liberta evitando assim que a massa ensope e fique mole.

 

Nota: Receita retirada das receitas Vaqueiro

Comentários

Mensagens populares